Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

PROGRAMA COMPRA DIRETA INCENTIVA AGRICULTORES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE.

PROGRAMA COMPRA DIRETA INCENTIVA AGRICULTORES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE.

Diversas escolas e entidades assistenciais de São Gonçalo do Amarante são beneficiadas com a doação de alimentos oriundos da produção agrícola local

O Programa Compra Direta (EMATER) busca beneficiar agricultores familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, além de incentivar a produção e comercialização de produtos agrícolas do município.

São Gonçalo do Amarante foi contemplada com R$ 35.999,08; oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), gerenciado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN), para auxílio na produção de alimentos que fazem parte da merenda escolar; como banana, batata, macaxeira, pimentão, tomate, alface, cenoura, maracujá, coentro, abobora de leite (Jerimum), cebolinha e mamão.

Para o diretor da EMATER em São Gonçalo, Moacir Santos, “O Programa é uma ação de grande importância para o município, pois incentiva a economia através da injeção de recursos no município, fortalecendo a agricultura familiar. Desta forma, o produtor assegura sua produção e também a venda dos alimentos. São produtos de qualidade e livres de agrotóxicos que também possuem grande função social, pois muitos são doados para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

Cerca de 13 agricultores familiares das comunidades de Ladeira Grande, Utinga, Guanduba, Arisco e Santo Antônio, fornecem esses alimentos para o município, e posteriormente são distribuídos a 12 unidades escolares que tem perfil ou que estão em áreas de vulnerabilidade social. As escolas que recebem a doação dos alimentos do Compra Direta são; E. M. José Horácio (Guanduba), Creche Mun. Maria Odete (Poço de Pedra), Creche Mun.  Iracema Anísia (Novo São Gonçalo), E. M. Aildo Mendes (Padre Joao Maria), E. M. Cantinho do Saber (Santo Antônio), E. M. Djalma Marinho (Guajirú), E. M. Mauricio Fernandes (Regomoleiro), E. M. Ivanaldo de França (Canaã), E. M. Varela Barca (Barreiros), Creche Mun. Aída dos Santos (Jardim Lola), Creche Mun. Maria Lalá (Santo Antônio), E. M. Hamilton Júnior (Amarante); além da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O programa Compra Direta já atua em São Gonçalo há 10 anos. A entrega de produtos é feita no escritório da EMATER de São Gonçalo, localizada na Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (SEMADA), onde é feito o recebimento, pesagem e separação, e posteriormente é entregue a cada unidade escolar. Para que o agricultor seja fornecedor do Compra Direta, é necessário se inscrever na EMATER, apresentando a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e produzir itens alimentícios livres de agrotóxicos. Até o final do programa, cerca de 11.4 mil kg de alimentos serão entregues às diversas instituições do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário