O vereador Raimundo Mendes (PMB) pediu ao prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, que decrete estado de emergência ou de calamidade pública no município. O requerimento, apresentado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 19, foi aprovado por unanimidade. O pedido decorre do aumento da violência em São Gonçalo.
DADOS - A violência cresceu 40% nos últimos quatro anos em São Gonçalo do Amarante. Dados do Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Óbvio) apontam que de 01 de janeiro a 15 de agosto de 2019, 70 pessoas foram assassinadas no município. Em 2015, no mesmo período, foram registrados 42 homicídios.
O levantamento feito pelo Óbvio revela que os três bairros onde mais se mata em São Gonçalo são Santo Antônio, Rego Moleiro e Golandim. Em Santo Antônio, por exemplo, considerando o período que vai do começo do ano até a primeira metade de agosto, 10 pessoas foram mortas de forma violenta, enquanto que no mesmo período de 2015 haviam sido quatro. Em Regomoleiro, a situação se repete: 14 assassinatos em 2019, até agora, enquanto que em 2015 foram cinco.
Em contrapartida, o efetivo policial diminuiu de 120 para 60 homens nos últimos anos. “Numa situação caótica dessas, tem dias que só tem uma viatura e quando a viatura sai pra fazer qualquer diligência o município todinho fica desamparado. Nós estamos abandonados na área de segurança, por mais que o município queira fazer não tem estrutura para enfrentar o problema”, informa o vereador.
“Nós, vereadores, já fizemos audiência pública, já nos reunimos com secretário de Segurança Pública junto com promotores, juiz e delegado e o que é que acontece? Pressionado, o governo do estado monta uma força tarefa, vem aqui pra dentro, passa 20, 30 dias dando pressão no crime, mas depois vai embora. Quando a polícia vem e enfrenta, eles (criminosos) se afastam, quando a polícia vai, eles retornam”, diz Raimundo Mendes que cobra ações mais efetivas.
O parlamentar enfatiza que São Gonçalo é rota de fuga do crime organizado e é berço do comando de duas ou três facções criminosas. “Daí a importância que nosso prefeito interceda junto à governadora Fátima Bezerra e ela, por sua vez, requisite ao presidente Jair Bolsonaro ações efetivas que possam tirar São Gonçalo dessa situação de calamidade que vivemos hoje”, encerrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário