Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2016

DESCASO EM ESCOLA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE É DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL.



Problema em escola de São Gonçalo do Amarante é destaque na mídia nacional Os problemas estruturais nas escolas de São Gonçalo do Amarante viraram assunto negativo no estado e em todo o Brasil durante esta semana. A TV Band, o portal de notícias UOL e o jornal Tribuna do Norte veicularam problemas relacionados à água consumida pelos alunos do município. A Band mostrou nesta quinta-feira (28), no telejornal “Café com Jornal”, que os pais dos alunos do Centro Infantil Ironaldo Guedes Alcoforado, que fica no Jardim Lola, estão pagando pela água que os filhos bebem dentro da escola, pelo simples fato de o Centro Educacional não possuir bebedouros ou filtros.
Devido à falta de bebedouros, é cobrada uma taxa mensal de R$ 4,00 por aluno. A escola, que atende 40 estudantes com idades de 4 e 5 anos, justifica que essa cobrança surgiu após uma reunião com os pais no início do ano e que alguns acharam a cobrança justa, pois “o seu filho não iria beber água da torneira, pois a água não era potável”. Durante a reportagem da Band, um bebedouro foi levado à escola para ser instalado, mas a coordenação do colégio ressaltou que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como o fato de o local ser uma casa que foi improvisada para funcionar como centro de educação infantil. De acordo com Poti Neto, pré-candidato à prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o fato trata-se de um descaso com a população. "No presente momento, embora o sistema educacional do nosso município só cuide do ensino básico, não dedica a absoluta prioridade que o setor merece. Esse descaso deplorável é uma consequência natural do desrespeito com que os estudantes da nossa terra estão sendo tratados pela atual gestão", lamentou Poti Neto.
Para a pré-candidata à vice-prefeitura de São Gonçalo do Amarante, professora Tereza Fernandes, que foi secretária de educação e cultura do município durante oito anos, a situação mostrada no Centro Educacional é desumana e absurda. "É um absurdo você estar em uma escola pública e ter que pagar para ter acesso a um direito humano que é a água. Os alunos e os pais não merecem passar por essa situação", disse Tereza.
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante disse que todas as escolas do município contam com bebedouros públicos, mas no caso específico do Centro Infantil Ironaldo Guedes Alcoforado o equipamento não foi instalado porque houve esse acordo dos pais em reunião. Vale salientar que, em 2014, a prefeitura iniciou as obras de uma creche modelo para ser inaugurada no ano passado. A Secretaria Municipal de Infraestrutura comunicou que uma empresa desistiu da obra e que, após uma licitação, uma nova empresa foi contratada e iniciará os trabalhos na próxima semana.
TIREM SUAS CONCLUSÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário